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Propostas: Democracia na Educação é uma questão fundamental!

Propostas para o mandato

21 de dezembro de 2020
em Eleições 2020
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Que bom você ter se interessado por nossas propostas para a Educação! 

Sabemos que é preciso compreender a Educação de boa qualidade como política pública fundamental, um direito real e urgente, sem distinção. A Educação não é mera fonte de conteúdos, é um processo democrático e dinâmico de melhoria das condições, alternativas e expectativas de vida das pessoas, é a pedra angular de uma sociedade forte e justa e essa certeza não cabe mais no discurso – precisa se tornar realidade, desde já!

Nossas propostas para a área tratam da ampliação e garantia ao acesso continuado a estes direitos de estudantes, famílias e profissionais da educação, respeitando fundamentalmente a importância da comunidade escolar, considerando, também, as situações que nos foram intensificadas ou apresentadas pela pandemia.

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IMPORTANTE: se você tiver sugestões e desejar colaborar com nossas propostas para a cidade, fique a vontade para nos contatar e participar!

(O grupo de pessoas que formará nosso Conselho de Mandato, já se reúne há alguns meses e elaborou, junto comigo, este e outros documentos que publicaremos em breve. Aqui, partimos das demandas históricas dos movimentos da Educação, de classe, experiências de sucesso em gestão escolar participativa e dos conteúdos gerados nos debates promovidos pelo grupo Ribeirão Agora no primeiro semestre deste ano)

Os pontos fundamentais de nossa proposta coletiva para a Educação:

Pandemia, direito à vida e direito à educação

Acompanhar de perto as iniciativas de educação com distanciamento social e da revisão das medidas sanitárias e pedagógicas no processo de retomada de atividades, propondo melhorias que garantam a qualidade dos serviços e a segurança da comunidade escolar em possíveis situações similares, a partir da escuta ativa das comunidades escolares e do suporte de técnicos da área, bem como do intercâmbio de experiências de sucesso.

Fiscalizar a aplicação dos protocolos de saúde e higiene, mesmo pós COVID 19, compreendendo que a prevenção de novas ocorrências de surtos de doenças pode ser um saldo positivo de aprendizado com a pandemia.

Nesse sentido, desenvolver juntamente com a sociedade, protocolos emergenciais para intercorrências futuras; incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância (EAD) de qualidade em todos os níveis de modalidade de ensino como prevê a LDBEN Nº9.394/96 artº 37,80 e 87 e a Meta 11 estratégias 14.4 e, principalmente, promovendo ações de acesso gratuito à internet e disponibilização de ferramentas tecnológicas para todos envolvidos nas ações pedagógicas.

Defender a implantação e efetivação da gestão escolar democrática

Articular a sociedade, abrir comissões de estudo e exigir providências reais da prefeitura para cumprir a meta 19 do Plano Nacional da Educação (PNE), permitindo que a comunidade escolar escolha suas gestoras e gestores. Para tanto, será necessário difundir conhecimento, dar visibilidade a experiências de sucesso e promover a formação crítica e democrática sobre direitos e formas de fortalecer os colegiados escolares (Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestres, Grêmios Estudantis, Conselhos de Classes, e outros).

Tirar do papel o Plano Municipal de Educação (PME)

A exemplo de outras áreas e pastas, Ribeirão Preto já tem um plano de políticas públicas e ação criado com a sociedade, mas que está engavetado. É nosso dever articular a sociedade, exigir da prefeitura e envolver o Ministério Público com estratégias de cumprimento do PME.

Colaborar com a articulação e aproximação estratégica entre as redes públicas municipal e estadual, levando em consideração a importância do papel da escola pública na formação integral e cidadã.

Fiscalizar a realidade da inclusão universal nas escolas

Promover a conscientização da sociedade e mesmo do poder público e a partir deste ponto, manter o diálogo aberto coma comunidade escolar para fiscalizar diretamente a prefeitura no cumprimento da meta 4 do PNE que destaca a importância de uma escola realmente inclusiva e para todas as pessoas, considerando os ritmos de aprendizagem, sua diversidade e as diferenças de condições físicas e mentais.

Manter atenção direta à Educação de Jovens e Adultos – EJA

Defender e fomentar políticas públicas inclusivas de Educação, voltadas especificamente para jovens e adultos, buscando divulgar e facilitar o acesso e a permanência dessa parcela da população, articulando a educação básica com a formação profissional conforme a meta 10 do PNE, bem como, a formação específica dos profissionais que atuam nesse segmento.

Promover acesso com a ampliação da rede de ensino

Fiscalizar, propor e exigir a construção e implantação de Emeis e Ceis a partir do estudo e levantamento da demanda real da cidade quanto às vagas, priorizando o atendimento direto na rede de educação pública municipal.

Promover qualidade valorizando e completando as equipes

Fiscalizar e exigir a contratação dos profissionais que atuam nas escolas em quantidade adequada, de acordo com a demanda real – Cozinheiros, cozinheiras, pessoal de apoio, professores e professoras especialistas da Educação Especial, de salas de leitura, monitoria de informática e outros.

Da mesma forma, fiscalizar e exigir a contratação das coordenações pedagógicas para todas as unidades de Educação Infantil Municipal (lei complementar 2524), de modo a garantir a equidade entre os aparelhos de educação infantil, visto que unidades recentemente entregues à administração de Organizações Sociais já preveem o quadro completo de gestão (direção, vice direção e coordenação pedagógica)

Valorizar a formação continuada

Propor a estruturação de um Centro de formação com ações educacionais presenciais e à distância para os profissionais da Educação. Nesse sentido, acompanhar a execução e efetivação da meta 16 do PNE, que trata justamente da formação continuada.

Garantir a melhor aplicação dos recursos municipais, estaduais e federais

Acompanhar sua efetivação e seus repasses e aplicações, garantindo a estrutura adequada para estudantes (de materiais, equipamentos e espaços pedagógicos à merenda), o suporte aos colegiados e as condições de trabalho e políticas de formação continuada dos profissionais da educação. Fiscalizar o aumento gradativo do financiamento da Educação de 25% para 30%, conforme dita o PME.

Fazer valer o respeito à multiplicidade e à diversidade

Fortalecer laços com o Ministério Público e Conselhos de Direitos para o respeito às diversidades étnico-racial, cultural, social, econômica, religiosa, de gênero, dentre outras. Fazer valer a lei 10.639/2003 e a resolução 15/2019 a partir da indicação 01/2019 do CME que estabelece as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação das Relações Étnico-raciais e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, bem como das demais etnias que compõem a população ribeirão-pretana. Além disso, implementar o Centro de Referência Étnico-Racial, já criado por lei recentemente.

Colaborar com a redução da violência

Criar comissão de estudos e realizar audiências públicas com suporte de técnicos da área para propor estratégias de redução da violência escolar em todas as suas esferas, entre todos os sujeitos da comunidade escolar, fortalecer o vínculo entre escolas e famílias, entre profissionais e estudantes, para que todos estes agentes se sintam realmente pertencentes à comunidade escolar e contribuam na busca por soluções dos desafios cotidianos.

___________________

Agora, é seguirmos juntos, sem medo do desafio!

Nossa base é esta. Democrática, participativa e transparente, desde o início.

Agora, é com você. Com seu apoio, divulgação e voto, poderemos conquistar este espaço e marcar o início da mudança de um sistema político com o qual, você e eu, todos nós aqui neste Conselho, não concordamos.

Para vereador, Professor Lages | 40.111

___________________

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Tags: 40111câmara municipalcoletivoconselho de mandatoeducaçãoeleições 2020escolamandato coletivopolíticaprofessorlagespropostapsbsemmedododesafiovereador
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Apresentador do programa “Conexões Ribeirão”, o professor é autor de vários textos e trabalhos sobre a história de Ribeirão Preto, Educação e Cultura, Teologia, Ciência Política e Gestão Municipal - grande parte do material está disponível para download gratuito. Já foi vereador e presidiu a Associação amigos do Memorial da classe operária – UGT, na época em abrigou o Pontão de Cultura Sibipiruna. Foi membro dos conselhos municipais de Cultura e de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto.

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